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Quer conhecer o caráter de uma pessoa? Observe como ela trata aqueles que nada podem fazer por ela!

Existem basicamente duas formas de demonstrar respeito:

– Por educação, ou para conseguir algo.

– Pela demonstração genuína de preocupação e interesse pelo outro, agindo assim por convicção do valor humanitário.

O oposto do respeito é o desinteresse pelo outro, seja porque realmente não se importa, seja porque não sabe como fazê-lo ou não quer dedicar tempo e energia.

É possível simular respeito. Quem faz isso é seletivo — no pior sentido da palavra — finge respeitar os outros porque eles podem contribuir com seus objetivos e planos ou por medo que lhe causem algum tipo de dano. Pessoas que agem assim têm visão utilitarista do ser humano. São bajuladores, agem por conveniência.

UMA BREVE HISTÓRIA

José era gerente comercial em um grande frigorífico. Todos os dias, ao entrar e sair da empresa, gentilmente cumprimentava o porteiro. Pouquíssimos funcionários faziam isso. Em certo final de tarde, José foi verificar na maior câmara fria um lote recebido de um novo fornecedor. Fez-se noite, o porteiro estranhou não ter visto José nem ouvido o seu agradável “até amanhã”. Ficou por um bom tempo com isso na sua cabeça. Então decidiu pegar todas as chaves e fazer uma ronda. Eis que encontra José dentro da câmara fria, apavorado e passando mal. Se José não fosse cortês e respeitoso com o porteiro, provavelmente, o desfecho dessa história seria trágico.

O Great Place to Work, instituto americano responsável pela pesquisa e selo “100 melhores empresas para se trabalhar” classifica o respeito como um forte pilar da confiança nas empresas.

NO CAMPO DO TRABALHO COMO É LIDERAR COM RESPEITO?

Em tudo há um ciclo de vida: início, crescimento, estabilização, declínio e final. Os profissionais também têm ciclo de vida e o comportamento da liderança deve ser respeitoso em toda a trajetória dos colaboradores.

– Estar presente no processo de seleção. Nas primeiras semanas do novo colaborador facilitar a integração com a equipe, cultura e práticas da empresa. Garantir que ele terá as orientações, ferramentas e informações para realizar um bom trabalho.

– No segundo estágio a pessoa está ambientada e mais segura. O líder precisa lhe dar desafios crescentes acompanhados de treinamentos continuados para que ela desenvolva o “senso de pertencimento”. Deve observar atentamente se a equipe está dando o apoio necessário e fornecer feedbacks pontuais. Quem lidera com respeito sabe ouvir, orientar, ampliar a autoconfiança da equipe. E, muito importante, respeita os compromissos, o tempo e a privacidade de cada integrante.

– Outro aspecto fundamental é dar responsabilidade acompanhada de certa autoridade. Ser capaz de reconhecer os resultados do trabalho, valorizar e recompensar da melhor forma possível.

– Em caso de saída do colaborador, tratar a situação de frente, não delegar para outra pessoa ou área. Isso minimiza possíveis sentimentos, tais como, raiva e decepção com o gestor ou a empresa.

SÓ É RESPEITADO QUEM SABE RESPEITAR

A liderança com respeito aparece no trato com todos os agentes relacionados ao negócio: equipe, pares, superiores, clientes, fornecedores, parceiros, órgãos regulamentadores e a comunidade em geral.

Não é o título ou o poder que gera respeito, mas sim a postura. Quem tem o respeito como valor pessoal não se importa com idade, gênero, raça, aparência, nível cultural, financeiro e social. Vê à sua frente o ser humano.

Para ser respeitado é preciso saber respeitar. E para respeitar os outros é preciso antes respeitar a si mesmo. Se soubermos o nosso valor e que não somos perfeitos, dificilmente faremos comparações.

Seja qual for o seu estilo de liderança, lidere com integridade, mente aberta, comunicação eficaz, otimismo e, especialmente, lidere pelo exemplo.