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Imagine se lá na infância tivéssemos sidos ensinados a nos comunicar com as pessoas, a construir e manter relacionamentos saudáveis sabendo respeitar as opiniões, estabelecendo diálogos construtivos…

Nunca é tarde para aprender quando há disposição interna. Esta é a proposta central das técnicas da CNV – Comunicação Não-Violenta -, teoria desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg.

Escutar e compreender as necessidades do outro cria imediatamente uma conexão que se reflete na maneira como reformulamos nossos pensamentos e palavras, pois ficamos mais focados nas percepções do momento. A qualidade das relações é definida pela qualidade da comunicação. O principal bloqueio das conexões humanas é a constante interpretação e julgamento dos comportamentos dos outros, ou seja, a busca pelos culpados e não pelas soluções.

A CNV tem dois eixos:

  • Empatia – Ouvir e compreender o outro;
  • Autenticidade – Se perceber e responder conscientemente.

As relações profissionais são complexas na medida em que envolvem vários atores: gestores, colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros, investidores…. No mundo do trabalho as competências de linguagem e comunicação são extremamente importantes. Conflitos sempre existirão, a diferença está na maneira como lidamos com eles.

A metodologia da CNV traz 4 passos para uma comunicação mais efetiva:

  1. Observação
  2. Sentimento
  3. Necessidades
  4. Pedido

Tendo em vista esses 4 componentes, criei alguns exemplos de diálogos no ambiente de trabalho.

  • Gestor e colaborador

Maria, você tem faltado ao trabalho com certa frequência (observação). Isso me deixa preocupado pois a equipe fica sobrecarregada na sua ausência (sentimento). Eu preciso me inteirar da sua situação para analisar o que podemos fazer (necessidades). Vamos conversar sobre isso? (pedido).

  • Colaborador e colaborador

Paulo, quando você fala alto na sala (observação) eu fico ansioso (sentimento) porque preciso me concentrar nas planilhas de cálculos (necessidades). Você poderia cuidar um pouco do volume da sua voz? (pedido).

  • Colaborador e cliente

Estamos cientes aqui na empresa que as entregas têm sofrido atrasos no último mês (observação). Realmente isso me deixa incomodado (sentimento). Precisamos de três dias para resolver essa questão (necessidades). O senhor pode nos dar mais este tempo? (pedido).

  • Gestor e gestor

Produção e manutenção são áreas-chave na indústria e é natural que ocorram divergências de ideias (observação). Quando você fala diretamente com operadores sobre problemas da minha área eu me sinto desconfortável (sentimento). Estou há pouco tempo na empresa e quero construir uma relação forte com a equipe (necessidades). Então, caso algum colaborador da minha área fizer contato direto com você, direcione-o a mim, Ok? (pedido).

  • Gestor e proprietário

De fato, a concorrência tem mostrado sua força (observação), tenho acompanhando na mídia as notícias do grupo Y e estou apreensivo (sentimento). Sem dúvida, as metas de áreas devem ser arrojadas (necessidades). Proponho fazermos um projeto para agregarmos novas competências à empresa visando nossa expansão. (pedido).

Observação sem julgamento, conexão com os próprios sentimentos, identificação das necessidades, solicitação clara e respeitosa. Técnicas como esta são ferramentas que despertam uma maior consciência de si mesmo e a busca genuína de uma certa equalização entre as próprias necessidades e as necessidades do outro.

Acredito que nos relacionamentos humanos estão os nossos maiores desafios e ao mesmo tempo o nosso maior poder.